Respiração em três tempos

Respiração em três tempos

02/18/2019 0 Por silmaracezar

Uma técnica simples e que te coloca em contato com sua essência e sua paz, o que chamamos de estado Alfa

O estado alfa é um estado mental extremamente relaxado que o ser humano é capaz de alcançar consciente. Nessas condições, o cérebro começa a emitir ondas alfa em vez de beta, que são as ondas emitidas quando estamos acordados. Para entrar no estado alfa, relaxe e faça essa respiração que pode e deve ser utilizada em momentos estressantes.

Na primeira respiração você vai relaxar seu corpo e liberar as tensões corporais.

Na segunda respiração em três tempos vamos liberar as tensões emocionais, vamos criar um espaço de aceitação conosco e depois com as pessoas que estão ao nosso redor.

Na terceira respiração libere as tensões mentais – libere preconceitos e crenças que distorcem a realidade. Se conecte com o silêncio e a paz.

Inspire e respire soltando todos os condicionamentos mentais e expanda sua paz!

Começando a técnica:

 Tenha a atenção:

* Respiração abdominal correta
* Toda a atenção no movimento de vaivém do abdome
* A contagem de respiração em 3 tempos (explicada abaixo)

Técnica

° Prepare-se para parar por 15 a 20 minutos. Se preferir, coloque uma música bem calma, ou várias músicas, com duração total de 15 a 20 minutos.

° Sente-se como achar melhor, com a coluna ereta (ou próximo a isso), mas sem desconforto. Lembre-se que vai ter que ficar sem se mexer por todo o exercício.

° Inspire, contando mentalmente de um a três (contagem crescente). Ao inspirar, distenda suavemente o abdome, fazendo o umbigo movimentar-se para frente.

° Suspenda a respiração, com o ar preso, por alguns instantes. Apenas uma paradinha; o tempo suficiente para falar mentalmente: “uma paradinha”…

° Expire contando de três a um (contagem decrescente). Ao expirar, contraia suavemente o abdome, trazendo o umbigo para dentro.

° Lembre-se de que o tempo de inspiração e o tempo de expiração devem ser exatamente iguais.

° Aos poucos, vá tentando contar cada vez mais lentamente, até chegar ao ritmo mais lento possível, mas sem causar desconforto.

° Estabeleça uma relação harmoniosa com o ar que respirar. Evite brigar com o ar. Aceite o ar que entra no corpo, como se ele entrasse em seu corpo fazendo um carinho. Aceite o ar que sai do corpo, como se ele partisse livre, se resistência.

° Durante toda a técnica, mantenha o foco de atenção fora da cabeça, permanecendo com toda a atenção (observação sem julgamento) no abdome (2 a 3 dedos acima do umbigo) e no ritmo respiratório.

° Evite se mexer, se coçar, se balançar ou fazer qualquer movimento.

° Sempre que algum pensamento vier, e lhe distrair, assim que perceber, calmamente, sem raiva, sem força, volte ao foco de atenção (âncora) no abdome e na respiração.

° Ao terminar o tempo, e quando sentir vontade, faça 3 respirações amplas e abra os olhos lentamente. Fique calado por 2 a 3 minutos.

Pode fazer os mantras neste momento.