O que é felicidade para você?

O que é felicidade para você?

03/11/2019 0 Por silmaracezar

Você se considera uma pessoa feliz? É uma pergunta difícil de responder porque felicidade é um conceito tão amplo.

Felicidade para alguém que sente dor, que está doente pode ser acordar um dia sem dor. O fato é que colocamos muitas expectativas nessa palavra, todo mundo na verdade quer ser feliz, mas o que é a felicidade?

O que sabemos é que felicidade é algo que não é palpável, no meu caso felicidade é ter paz e para você pode ser uma coisa completamente diferente.

O que a gente sabe é que felicidade é alcançada por dentro e não por fora, o que disseram pra você que é felicidade? Dinheiro, uma casa própria, um carro zero, um corpo super definido, o que é que causa em você a ideia de felicidade? Para mim saber viver é a grande chave para sua felicidade, onde você controla seus desejos e não eles te controlam.

Em gerações passadas felicidade era casar e ter filhos, por exemplo, mas o que é realmente a felicidade?

Para mim é um estado de prazer sereno, estado de neutralidade, ter prazer na vida, porém sem euforia, sem ansiedade, de modo calmo. Como uma manhã de domingo que você acorda a hora que quer, sem ter nenhum tipo de compromisso e pode se dedicar a fazer o que gosta, mesmo que seja não fazer nada e ficar no ócio o dia inteiro, pulando do sofá para a cama, nessa hora você sabe o que é felicidade, é algo sereno…

A ideia da vida como algo duro e difícil é um condicionamento, onde a felicidade parece ser um prêmio a ser conquistado, quantas pessoas falam: “Tô correndo atrás”, “tô batalhando”, “tô na luta”…e a pessoa nem percebe que vivendo assim é infeliz.

Eu confesso que a maioria das pessoas que eu atendo nas terapias vive esse condicionamento, de luta e batalha e sequer percebem que precisam antes de tudo curar o coração, soltar o passado, encarar a vida de uma maneira mais simples e leve.

Existe uma modalidade de atendimento terapêutico que desenvolvi chamada “Clube Terapêutico” nesta terapia eu converso com as pessoas e mostro a elas caminhos para que possam aprender a viver de maneira mais leve, sem tantas amarras, sem tantos enganos, trilhando os caminhos mais fáceis, porque a vida pode e deve ser mais leve e fácil sim.

Felicidade é um sentimento que brota de dentro de você, mas pra que isso acontece você precisa se livrar da ideia que felicidade vem através de bens materiais, controle sobre pessoas, de um casamento, de um relacionamento.

Jamais busque a felicidade no outro, isso não existe e leva a frustração, todas as vezes que a sua felicidade depender de um fator externo, alguma coisa, algum desejo, uma outra pessoa, você vai ficar infeliz, você criou uma felicidade indevida, quando você fica desiludido com uma pessoa é porque você cometeu uma falha, para que você tenha se desiludido antes é necessário que estivesse iludida, ninguém é iludido pelo outro, você se ilude para depois se desiludir.

Nos tornamos infelizes nos inúmeros nãos que não falamos, quando não nos posicionamos e deixamos que o outro comande as nossas vontades, quando nos forçamos a cumprir compromissos que não queremos.

Eu digo que viver sem agressões a si mesmo já é um estado de felicidade.

A felicidade é algo tão simples e ao mesmo tempo tão completo, sempre aconselho minhas clientes: “Olha, se preocupa com você em primeiro lugar, se modifique, se faça feliz e as pessoas tendem a te observar e mais cedo ou mais tarde eles vão querer saber de onde você tirou essa paz, essa felicidade”.

Agora, se você estiver infeliz, chateada, vitimista, com raiva, o tempo todo reclamando dos outros, ninguém vai querer seguir o teu caminho e nem mesmo ficar perto de você, porque você não está bem, não está equilibrada.

Felicidade não é o possuir, felicidade é a paz que brota do seu coração.

Quer ser feliz de verdade? Relaxa, se desliga do passado, se cure!

Pense Nisso!

Silmara Cezar – Terapeuta