Por que se relacionar é difícil?

Por que se relacionar é difícil?

04/17/2019 0 Por silmaracezar

Quando pensamos em relacionamento imaginamos imediatamente aquele casal de filme romântico, achamos que na vida real também vamos ter aquela música de fundo quando o parceiro te olhar, nosso coração vai pular e uma emoção vai tomar conta do nosso corpo.

Que tudo será cor-de-rosa! Que ele irá pensar e ter olhos só para nós, que seremos a prioridade absoluta de sua vida.

Acho que somos tão contaminados com essas imagens de amor perfeito que acabamos achando que isso é real!

Na vida não é assim, não tem música de fundo quando alguém diz que te ama, não tem música de fundo quando você pensa na pessoa.

Mas isso não quer dizer que se relacionar tem que ser difícil, isso não é uma verdade.

A verdade é que manter um relacionamento querer dedicação, investimento!

Até que ponto as pessoas estão disponíveis para isso? Até que ponto suas carências e questões afetivas permitirão que ela enxergue o outro sem estar pautado em suas próprias dores?

Se relacionar é fácil! Difícil são as pessoas que não olham para si mesmas e não se priorizam, não se amam em primeiro lugar.

Como alguém que não se prioriza quer ser prioridade para o outro? Como alguém sem amor-próprio quer ser amado?

Como alguém com tantas questões internas mal resolvidas pode exigir algo do outro?

Como alguém que se maltrata quer ser bem tratada pelo parceiro?

Como você pode se fazer feliz?

Manter um relacionamento verdadeiro requer que antes de tudo você tenha amor-próprio, é você se conhecer profundamente para saber que a pessoa com quem você está convivendo supre suas necessidades, sejam elas espirituais, sexuais, afetivas e ter a consciência que talvez a pessoa com que esteja não acompanhe seu ritmo de evolução, talvez não te supra mais as necessidades.

A felicidade a dois subentende a felicidade sozinho. Não jogue no colo do outro a responsabilidade de te fazer feliz! Pode ter certeza que você vai se frustrar. A sua felicidade é SUA responsabilidade.

Casamento não e para todos e um bom casamento é para poucos porque envolve uma grande dose de paciência, de abnegação, de visão do outro, de ver a importância do outro.

É preciso trabalhar na questão da maturidade e achar que está pronto para uma relação.

Você tem certeza que está pronto(a) para se relacionar com alguém?

Você consegue lidar com as suas próprias emoções?

Todos nós viemos para sermos felizes, mas para isso precisamos trabalhar a nossa autoestima, se eu não gostar de mim mesma por que outra pessoa irá gostar?

Você precisa se ver de uma maneira generosa e carinhosa, se amar. Ninguém quer sair de perto de pessoas felizes. Se coloque em primeiro lugar, invista em você, em seu autoconhecimento, encare suas carências e suas necessidades, tenha esse ato de amor consigo mesmo(a). É preciso primeiro se amar, para poder depois amar os outros.

A dificuldade que muitos enfrentam nos relacionamentos hoje em dia partem do fato que nós não nos conhecemos. E, se não nos conhecêssemos dificilmente estamos aptos para um relacionamento onde vamos conviver com o outro.

Se nós não nos damos bem com a gente mesmo, nos dificilmente vamos conseguir transferir isso para a outra pessoa. Quando você não se acha merecedor de amor você simplesmente não aceita que outra pessoa possa lhe amar. Então, você tem desconfiança, você tem ciúme, você tem uma série de respostas negativas à expressão de afeto. Isso pode minar o relacionamento.

Seria preciso antes de tudo você observar como é seu casamento com você mesmo? Somos compostos de partes masculinas e femininas, isso já é um casamento, mas será que nós temos essa união interna, procuramos unir e equilibrar o masculino e feminino dentro de nós? Se eu quero um relacionamento saudável eu preciso olhar primeiro para mim, como estou comigo mesmo. Estou centrada? Estou no meu eixo? Tenho essas partes masculinas e femininas em perfeito equilíbrio?

Relacionamento envolve negociação, envolve estratégia, envolve oportunidade e um objetivo. É necessário flexibilidade nas relações humanas, se formos pessoas extremamente rígidas nós não vamos conseguir nos relacionar, nós vamos impor aquilo que para nós é a nossa verdade e aí não tem relação.

Em um relacionamento se une forças, amar nos momentos bons não é difícil. Difícil é amar quando existe a dificuldade, é na dificuldade que o amor tem que mostrar força.

Esquece os casais românticos dos filmes e vá cuidar de você, faça terapia, não tenha medo de mexer no seu “porão interno” e retirar de lá tudo que não te serve mais, inclusive a crença de que se relacionar é difícil.

Pense Nisso…

Silmara Cezar – Terapeuta