As Deusas Virgens

As Deusas Virgens

05/15/2020 0 Por silmaracezar

Vamos continuar a falar dos arquétipos das Deusas baseada no livro de Jean Shinoda Bolden “As Deusas e a Mulher”.

Os arquétipos que ela descreve neste livro são as seis deusas olímpicas – Héstia, Deméter, Ártemis, Atenas e Afrodite – mais Perséfone, cuja mitologia é inseparável da de Deméter.

Dividiu essas sete deusas em três categorias: as deusas virgens, as deusas vulneráveis e as deusas alquímicas ou transformativas. As outras duas categorias são designações da escritora. Modos de consciência, papéis preferidos e fatores motivadores são características distintas de cada grupo. Atitudes em relação aos outros, necessidade de afeto e importância dada aos relacionamentos também são diferentes em cada categoria. As deusas, representando três categorias diferentes, necessitam de expressão em algum lugar na vida da mulher, para que ela possa amar profundamente, trabalhar significativamente, e também ser sensual e criativa.

Hoje vamos descrever o primeiro grupo, o das deusas virgens: Ártemis, Atenas e Héstia. Ártemis, a quem os romanos chamavam de Diana, era a arqueira de infalível pontaria e protetora da prole de todas as coisas vivas. Atenas, conhecida como inerva entre os romanos, era a deusa da sabedoria e das habilidades manuais, patrona de sua cidade homônima, Atenas, e protetora de numerosos heróis. Era usualmente retratada usando armadura e conhecida como a melhor estrategista na batalha. Héstia, deusa da lareira, a Vesta dos romanos, era a menos conhecida dos deuses olímpicos. Ela se fazia presente em casas e templos como a chama no centro da lareira. As deusas virgens representam a qualidade de independência e auto-suficiência das mulheres.

Ao contrário das outras deusas olímpicas, essas três não eram suscetíveis de se enamorarem. Os afetos emocionais não as desviavam daquilo que consideravam importante. Não eram atormentadas e não sofriam. Como arquétipos, elas expressam a necessidade de autonomia e capacidade que as mulheres têm de enfocar sua percepção naquilo que é pessoalmente significativo. Ártemis e Atenas representam meta direcionada e pensamento lógico, o que as torna arquétipos de realização orientada. Héstia é o arquétipo que enfoca a atenção interior para o centro espiritual da personalidade de uma mulher. Essas três deusas são arquétipos femininos que procuram ativamente seus próprios objetivos. Elas ampliam nossa noção de atributos femininos, para incluir competência e auto-suficiência.

Psicologicamente, a deusa virgem é aquele aspecto da mulher que não foi afetado pelas expectativas coletivas sociais e culturais, determinadas pelo sexo masculino, daquilo que uma mulher deveria ser, ou por um julgamento individual que alguém do sexo masculino faz dela. O aspecto da deusa virgem é uma pura essência de quem é mulher e daquilo que ela valoriza.

Ele permanece imaculado e não contaminado porque ela não o revela, porque o mantém sagrado e inviolado, ou porque o expressa sem modificação para refletir os padrões masculinos. O arquétipo da virgem poderia manifestar-se como aquele aspecto de uma mulher que é secreta ou publicamente feminista. Pode ser expresso por uma ambição que as mulheres são desencorajadas de perseguir – tal como o desejo da aviadora Amélia Earhart de voar para onde nenhum piloto antes voara. Ou pode ser a criatividade da mulher como poeta, pintora, musicista, fazendo trabalhos que se desenvolvem fora de sua experiência como mulher, tais como a poesia de Adrienne Rich, as telas de Judy Chicago, ou as balada que Holly Near escreve e canta. Ou pode ser expresso como uma prática meditativa, ou como o trabalho da parteira.

Muitas mulheres se unem para criar formas que são “de mulheres”. Os grupos de elevação consciente das mulheres, a veneração da deusa no cume das montanhas, as clínicas médicas de auto-ajuda às mulheres e os mutirões de artesanato são expressões do arquétipo da deusa virgem manifestando-se através de grupos de mulheres.

Psicologicamente falando, a menos que ela tenha sido “penetrada”, ninguém “conseguiu desvendar seu íntimo”. Ninguém lhe importa realmente, e ela não conhece a intimidade emocional. Portanto, se uma mulher se identifica com o padrão da deusa virgem, ela talvez leve uma vida unilateral e freqüentemente só, sem qualquer “outra pessoa verdadeiramente significativa”. Contudo, embora uma deusa permaneça limitada ao desempenho de seu papel, a mulher pode crescer e modificar-se no curso de sua vida.

Embora seja por natureza semelhante a uma deusa virgem, ela pode também descobrir que Hera tem algo a lhe ensinar sobre afinidades compromissadas; pode sentir a comoção do instinto maternal e aprender com Deméter; ou pode repentinamente se apaixonar e descobrir que Afrodite também faz parte de seu ser.

No próximo post continuaremos a desvnedar um pouco mais sobre as deusas em nós!

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