As Deusas Vulneráveis

As Deusas Vulneráveis

05/18/2020 0 Por silmaracezar

Seguindo com a nossa série especial sobre as Deusas e a Mulher, baseado no livro do mesmo nome da escritoria Jean Shinoda Bolden, hoje vamos falar sobre o segundo grupo de deusas: as Deusas Vulneráveis.

O segundo grupo – Hera, Deméter e Perséfone.

Hera, conhecida como Juno pelos romanos, é considerada a deusa do casamento. Era esposa de Zeus, deus principal dos Olimpo. Deméter, a deusa romana Geres, era a deusa dos cereais. No seu mito mais importante, seu papel de mãe foi enfatizado. Perséfone, em latim Prosérpina, era filha de Deméter. Os gregos a chamavam de Core, “a jovem”. As três deusas vulneráveis representam os papéis tradicionais de esposa, mãe e filha. São deusas-arquétipos orientadas para o relacionamento, e suas identidades e bem- estar dependem de um relacionamento significativo.

Expressam as necessidades que as mulheres têm de adoção e vínculo. São sintonizadas aos outros e sensíveis. Essas três deusas foram violadas, raptadas, dominadas ou humilhadas pelos deuses. Cada uma sofria a seu modo quando um afeto era rompido ou desonrado e apresentavam sintomas que se assemelhavam a doenças psicológicas. Cada um dos arquétipos também se expandiu e pode proporcionar às mulheres: a) insight quanto à natureza e padrão de suas próprias reações a perdas, e b) potencial para o crescimento através do sofrimento que é inerente a cada um desses três arquétipos de deusas.

Afrodite, a deusa do amor e da beleza, mais conhecida pelo nome romano Vênus, está na terceira categoria, a das deusas alquímicas. Era a mais bela e irresistível das deusas. Teve muitos romances e muita descendência, devido às suas numerosas ligações. Produziu amor e beleza, atração erótica, sensualidade, sexualidade e vida nova. Viveu relacionamentos de sua própria escolha e nunca foi ludibriada. Assim, manteve sua autonomia como deusa virgem, mas nos relacionamentos era uma deusa vulnerável.

Sua consciência era enfocada e receptiva, permitindo dupla alternância através da qual ambos, ela e o outro, eram afetados. O arquétipo de Afrodite motiva as mulheres a procurarem intensidade nos relacionamentos, em vez da permanência neles; motiva-as a valorizarem o processo criativo e a serem receptivas às mudanças.

Das sete deusas gregas que representam os principais padrões comuns arquetípicos nas mulheres, Afrodite, Deméter e Hera têm o máximo poder de ditar o comportamento. Essas três são mais intimamente relacionadas à Grande Deusa do que as outras quatro. Afrodite é uma variante menor da Grande Deusa em sua função de deusa da fertilidade.

Deméter também é uma variante menor da Grande Deusa em sua função de deusa mãe, assim como Hera é uma variante menor da Grande Deusa como rainha do céu. Contudo, embora cada uma seja “menor” do que a Grande Deusa, elas representam forças instintivas na psique que podem se tornar constrangedoras quando “reclamam seus direitos”, como veremos nos últimos capítulos.

As mulheres que são direcionadas por uma dessas três deusas devem aprender a resistir, porque fazer cegamente o que lhes dizem Afrodite, Deméter ou Hera pode afetar adversamente a vida de uma mulher. Esses arquétipos, como as deusas equivalentes da velha Grécia, não estão alertas aos melhores interesses das mortais, ou aos seus relacionamentos com os outros.

Os arquétipos existem além do tempo, indiferentes às realidades da vida de uma determinada mulher ou de suas necessidades.

Tem conseguindo entender por que existem conflitos nos seus relacionamentos?

Se não anda conseguindo ter relacionamentos saudáveis venha falar comigo, eu posso te ajudar!

Me chama no WhatsApp: (11)99956-0818

E deixe nos comentários quais estão sendo seus maiores desafios nos relacionamentos.

#terapeutasilmaracezar #curarparaamar #rosa #povocigano #terapia #sagradofeminino #autoconhecimento  #empoderamentofeminino #espiritualidade #autoestima #amor #mulher #mulheres #amorproprio #circulodemulheres #ginecologianatural #femininosagrado #xamanismo #saudedamulher #magia #autocuidado #deusa #gratidao #feminismo  #ancestralidade #deusas #xamanismofeminino  #gaia #feminino #chakras #cristais #energia #magianatural  #empoderamento #cura  #utero #sacredfeminine #reiki #mulheresquecorremcomoslobos #bellydance #medita #ventre #terapiaholistica #baralhocigano #maeterra #ciganarosa #sororidade #psicossomatica #numerologia #floral #terapia #mesaquantionica #terapiaquantica #baralho cigano #tarot  #deusasgregas #mitologia #mitologiagrega #demeter #hera #persefone