Os benefícios de tocar o tambor.

Os benefícios de tocar o tambor.

08/11/2020 0 Por silmaracezar

Recentemente meu Tambor Lakota chegou, ele será fundamental para os atendimentos presenciais em rodas de cura, já que o primeiro som que todos ouvimos é o batimento cardíaco da nossa mãe. Todos nós vibramos e temos o ritmo da terra, as marés, as quatro estações, a lua. O nosso corpo também tem ritmos: o batimento cardíaco, as ondas cerebrais, a respiração.

O ritmo é inerente ao ser humano. Despertar o nosso ritmo ou som é recuperar algo natural, portanto, algo saudável.

O som do tambor é como o som do coração. O golpe do tambor está dentro de nós e, trazê-lo para fora do tambor é exteriorizar nossa emoção e conexão com a terra. O tambor está associado ao elemento terra.

Todo tambor recebe um nome, o meu se chama Sagrado e seu desenho representa o Sagrado Feminino (lua) e o Masculino (sol), juntos e em harmonia se unem a Sagrada Árvore da Vida. Em nós, a união do masculino e do feminino precisa estar em equílibrio e curados para que tenhamos relações afetivas equilibradas e saudáveis, meu trabalho como terapeuta é trazer esse alinhamento para sua vida para que possa ter relacionamentos leves, felizes, onde o dar e receber estejam em equilíbrio perfeito!

Tocar tambor em grupo proporciona união. Os antigos viam a natureza e tudo o que ela entende como uma manifestação do Divino. O desejo de imitar a natureza era visto como uma forma de ligar-se aos deuses.

O toque rítmico do tambor é o indutor e veículo para as realidades paralelas.

O tambor é o “Cavalo voador” para o pajé, seu meio de comunicação e viagem com o mundo espiritual e com outros planos de existência. Há séculos atrás, este tipo de tambor estava por todo o planeta. Druidas e curandeiros da Europa, xamãs e sacerdotes da Ásia e Mongólia, na América do Sul e do Norte usavam este instrumento em cerimônias para se conectar com o todo.

Está cientificamente provado que ouvir o ritmo dos tambores facilita a produção de ondas cerebrais Alfa e Theta. Muitos nativos referem-se ao som do tambor como ao pulsar da terra. Neste aspecto, é de salientar que a frequência da ressonância eletromagnética da terra, que foi medida em 7,5 ciclos por segundo, é equivalente às ondas cerebrais theta. O som do tambor permite aos xamãs alinhar as suas ondas cerebrais com o pulsar da terra.

É um instrumento poderoso de cura emocional e a níveis mais profundos, entramos em estado de meditação.

Em muitas tribos do continente americano, os tambores têm sido, desde há séculos, o meio mais comum usado pelos xamãs para entrar em transe e, assim, poder comunicar-se com os espíritos.

Que venham as rodas, que meu Sagrado possa tocar seu coração e realizar todas as curas pelas quais ele nasceu!

Shava! Shava!

Silmara Cezar – Terapeuta