O arco-íris na mitologia

O arco-íris na mitologia

02/26/2019 0 Por silmaracezar

Continuando a falar deste incrível fenômeno da natureza que tanto nos encanta, hoje vamos mostrar como o arco-íris foi definido nas antigas civilizações.

Na  mitologia grega, Íris era a filha de Thaumas e de Electra, uma das Oceânidas (segundo Hesíodo), a personificação do arco-íris e mensageira dos deuses. Como o arco-íris para unir a Terra e o céu, Íris é a mensageira dos deuses para os homens.Link

Na mitologia nórdica, Bifrost, o arco-íris, era a ponte que conectava a Terra, chamada de Midgard, com Asgard, a “Casa dos Deuses”.

Os antigos havainos adoravam um número grande de deidades, sendo que alguns estavam associados as manifestações da natureza. Como KE ANUENUE é a Deusa que personifica o arco-íris, estava então, associada diretamente com a chuva, a fertilidade da terra, a agricultura e a prosperidade.

Na mitologia chinesa, o arco-íris era uma abertura no céu fechada pela deusa Nüwa utilizando pedras de sete diferentes cores. Na China, a união das cinco cores atribuídas ao arco-íris, é a do Yin e do Yang.

Na mitologia hindu, o arco-íris é chamado Indradhanush- significando o arco de Indra, a deusa dos raios e trovões.

No Japão, o arco-íris é uma ponte flutuante no céu, a escada de sete cores pela qual Buda desce do céu, no Tibete.

Os Pigmeus acreditam que o arco-íris é um meio utilizado por Deus, para se relacionar com eles.

Silmara Cezar

Terapeuta