O arco-íris e a cromoterapia

O arco-íris e a cromoterapia

02/27/2019 0 Por silmaracezar

Como contei na segunda-feira, vi dias atrás um arco-íris duplo no céu, e isso mexeu muito comigo, acredito que todos fiquem impactados pela beleza e energia desse fenômeno da natureza, por isso essa semana segue uma série de post’s especiais sobre a energia dos arco-íris, suas lendas e conexões espirituais, hoje vou falar um pouco do significado de cada cor que se projeta no seu com este fenômeno.

A cromoterapia se baseia nas sete cores do arco-íris (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta)

Inicialmente, a vibração projetada pelas luzes coloridas age nos campos de força denominados chakras, promovendo o reequilíbrio energético destes. Em seguida, seu efeito atinge o físico, permitindo o restabelecimento dos órgãos afetados por alguma doença.

Aqui estão algumas qualidades essenciais das cores:


vermelho traz consolo, vigor, vitória, e força para superar as dificuldades. A cor vermelha é a manifestação do mundo elevado. É o emblema da vida na sua manifestação inicial, que tem sua origem no amor. É por isso que a cor vermelha sempre traz força revigorante. Na sua pura realização é tão bonita e delicada que alguém poderia adquirir as vibrações intensivas da vida elevada somente a tocando. Mas a cor vermelha desce gradualmente de uma oitava a outra se torna desagradável. No mundo material causa um efeito irritante sobre as pessoas. No campo físico a cor vermelha traz energia mas isso fortalece os instintos destrutivos e de combate. É por isso que todos os seres de uma forma ou de outra têm acumulado em seu sistema luz vermelha na sua mais baixa manifestação, são extremamente ativos e ásperos.


cor laranja pura produz uma individualização nobre das pessoas, elevar seu espírito e um impulso pela manifestação. A cor laranja impura alimenta a vaidade, complacência e egoísmo.


amarelo puro traz equilíbrio interno dos pensamentos e emoções. Produz paz, silêncio e calma. Contribui para o desenvolvimento da inteligência e da capacidade mental. Se o amarelo é assimilado num estado impuro produz condições pecaminosas. O equilíbrio mental é perturbado. As emoções pessoais crescem mais intensamente (por exemplo, orgulho).


verde traz crescimento, desenvolvimento, abundância, prosperidade, calma, esperança, paz e fertilidade. Mas se é assimilado num estado impuro e influencia as outras cores causa má influência sobre o homem, ele desperta avareza, a pessoa cobiça a propriedade e a facilidade material.


azul  nas suas vibrações elevadas traz elevação espiritual e aprofundamento nas emoções. Desperta as mais elevadas emoções, eleva o idealismo e a fé.


indigo traz força, simpatia, boa conduta, respeito, generosidade, magnanimidade, caridade e poder. No seu estado impuro leva a covardia.


violeta traz salvação, simpatia, perfeição, santidade, adoração, humildade e reclusão. A cor de diamante produz eficácia, pureza e perfeição.

Silmara Cezar

Terapeuta